segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A volta (mesmo!)


Pessoas! Há quanto tempo não passamos por aqui, hein? Mas, agora que voltamos é pra ficar.

Desde nossa última postagem (nossa, foi em agosto!) muitas coisas aconteceram: trabalhamos (muito)², estudamos, corremos, me formei e agora sou uma publicitária diplomada. (Ah, e ainda demos um jeitinho de refrescar a cabeça também, porque ninguém é de ferro, né?).

Um fato muito importante também, é que agora usamos o Illustrator CS5! Sim, nós evoluímos!! E vamos começar essa postagem mostrando pra vocês o que mudou de uma versão para a outra.

A versão CS5, basicamente, não mudou muito sua interface, o layout e a área de trabalho continuam praticamente iguais, porém, o que mais nos interessa, são as novas ferramentas que aparecem por aqui. E são elas que irão estrear nosso primeiro post do ano e da nova temporada do blog.

Como no último post tínhamos parado naquilo que nomeamos como ‘terceira parte da Caixa de Ferramentas’, vamos apresentar a vocês as duas novas ferramentas que apareceram após as últimas postadas.

(Comparação!)

Caixa de Ferramentas – Parte 3.1

Shape Builder Tool (Shift+M)*: essa ferramenta é uma prima próxima do PATHFINDER, ela permite que sejam feitas interseções, cortes (que podem ser separados), etc em uma forma. Ela possui duas ‘ferramentas ocultas’:


1) Live Paint Bucket (K)*: essa ferramenta permite que um grupo de pintura seja criado.** O QUE É ISSO? É possível que formas sejam coloridas ao mesmo tempo, mesmo que tenha algum espaço em branco entre elas (o qual também pode ser colorido com a ajuda dessa ferramenta, é como se uma nova forma fosse criada na ‘interseção’ dessas formas que criam o espaço em branco).***

**Vide vídeo a partir de 0:15s.

***Vide vídeo a partir de 0:18s.


2) Live Paint Selection Tool (Shift+L)*: essa ferramenta permite que partes do grupo sejam selecionados e coloridos separadamente. ****

****Vide vídeo a partir de 0:24s.



Perspective Grid Tool (Shift+P)*: essa ferramenta é uma das mais inteligentes para trabalhar com perspectiva. Ela cria uma grade de três dimensões que permite ao usuário criar de forma prática e rápida um objeto ‘tridimensional’. Possui uma ‘ferramenta secreta’:


1) Perspective Selection Tool (Shift+V)*: essa ferramenta permite que pontos do objeto criado sejam modificados, separadamente, para que a figura se crie o efeito desejado (ainda utilizando as grades como guias).**

**Vide vídeo aos 0:19s.


Bom pessoas, este foi nosso post de hoje (que pode ser denominado como “A volta dos que não foram" – parte 02).

Nossos planos são de fazer postagens mais frequentes, porém, como dissemos na nossa primeira vez [O_o] não prometemos uma data correta, pois, por motivos de força maior podemos ser forçados a diminuir as postagens ou até sumir novamente.

Bom divertimento pra vocês.



2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! Super profissa e ao msm tempo dinâmico e alternativo.
    Show.

    ResponderExcluir